O transtorno de compulsão alimentar (TCA) é um transtorno alimentar caracterizado por episódios repetidos de ingestão de grandes quantidades de alimentos acompanhado de uma sensação de perda de controle. Esses episódios são seguidos de um sofrimento psicológico. O TCA pode comprometer o funcionamento do seu portador e está altamente associado com obesidade e problemas psiquiátricos. Considerando a importância e as consequências do TCA para a saúde dos indivíduos e a falta de informações específicas deste transtorno no Brasil, o estudo Transtorno de Compulsão Alimentar: Prevalências e Fatores Associados no Rio de Janeiro (COMPULSÃO ALIEMNTAR no Rio) tem como objetivo fornecer maiores informações sobre este problema de saúde na cidade de Rio de Janeiro. Os resultados obtidos pelo estudo Compulsão Alimentar no Rio poderão facilitar a elaboração de estratégias e políticas de saúde futuras para lidar com esse transtorno, a partir da identificação dessa população.
APRESENTAÇÃO
IPUB - Instituto de Psiquiatria da UFRJ Av. Venceslau Brás, 71 - Botafogo Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22290-140 (21) 3938-5506 - (21) 3873-5507
Realização
Português | Inglês
Login
Compulsão Alimentar no Rio é um estudo que pretende determinar a prevalência e fatores associados ao transtorno da compulsão alimentar na cidade do Rio de Janeiro. Para isso serão avaliadas as condições de saúde de 2500 indivíduos entre 18 e 60 anos, residentes na cidade do Rio de Janeiro.
Objetivo
O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro está conduzindo este estudo com verba do Programa de Estudos de Iniciativa do Investigador do Laboratório Takeda.
Financiamento