Serão realizadas medidas de peso, estatura e circunferência da cintura por profissionais previamente treinados e padronizados. Equipamentos utilizados Balança digital (marca: OMRON, modelo: HN-289, capacidade: máxima 150 Kg). Estadiômetro portátil e desmontável (marca: BALMAK fixo de parede). Fita métrica padronizada. Controle de qualidade dos dados Foi elaborado manual com detalhamento dos todos os procedimentos do estudo. A equipe de campo foi treinada, avaliada e certificada antes do início do estudo. A coleta de dados será monitorada durante todo o estudo. Métodos padronizados foram implementados para assegurar a qualidade das informações coletadas, tanto do questionário quanto das medidas aferidas.
INFORMAÇÕES COLETADAS
IPUB - Instituto de Psiquiatria da UFRJ Av. Venceslau Brás, 71 - Botafogo Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22290-140 (21) 3938-5506 - (21) 3873-5507
Realização
Português | Inglês
O questionário será respondido através de uma entrevista em dispositivos eletrônicos – TABLET. O questionário abordará os seguintes temas, dentre outros:
Questionário
A avaliação do consumo alimentar será realizada através de um instrumento denominado recordatório alimentar. O recordatório alimentar é uma ferramenta muito utilizada por nutricionistas para coleta de dados sobre a alimentação do entrevistado e avaliação do conteúdo calórico e de nutrientes. O recordatório alimentar recolhe informações sobre a ingestão de um indivíduo. Nesse método, o indivíduo ou a pessoa responsável coleta, em formulários (ou em um TABLET no nosso caso), todos os alimentos e as bebidas consumidos ao longo de um período defindo de tempo.
Consumo alimentar
Medidas antropométricas
1. Perfil sociodemográfico gênero idade raça escolaridade trabalho renda plano de saúde
2. Avaliação do Comportamento Alimentar Compulsão Alimentar Beliscamento
3. Avaliação psíquica Sintomas depressivos e ansiosos Sintomas de desatenção Sintomas de estresse
4. Avaliação clínica Presença de doenças clínicas como hipertensão arterial, diabetes, etc…
5. Medidas de peso, altura e circunferência da cintura 6. Atividade física 7. Comprometimento do funcionamento individual 8. Utilização de serviços de saúde 9. Avaliação da qualidade e vida